• sl1abc.jpg

Com a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araruama, que tem como Presidente o Vereador Nelson Luiz Siqueira Barbosa – Nelsinho do Som-, desde janeiro de 2023 a Casa Legislativa Araruamense vive um novo momento com inovações que vai desde a reforma do espaço físico e nova metodologia de funcionamento até a valorização dos servidores do legislativo municipal.

O vereador Nelsinho do Som, que tem como palavra chave o ”dinamismo” , vem provocando uma série de mudanças que demonstra o que sua Gestão na Presidência irá prover  até o final de 2024. No último dia 02 de maio o presidente iniciou uma nova fase na Casa Legislativa, com a implantação do Sistema Biométrico nas Portarias de Acesso, com a identificação de todos os funcionários através do uso de crachás, além de uniformizar os setores  básicos como Copa, Serviços Gerais, Recepções (Administrativa e do Gabinetes de Vereadores),Gabinete da Presidência, Plenário, Equipe Técnica Audiovisual, Guarda Legislativa e Jovem Aprendiz Legislativo  com uniformes personalizados. Com a  Lei Nº 2.568 de 04 de abril de 2023 de autoria da Mesa Diretora da Câmara, ficou criado o “Programa  Jovem Aprendiz do Legislativo” , voltado a formação de jovens por meio de atividades laborativas teóricas e práticas no âmbito do Poder Legislativo Municipal, já provocando a contratação de 08 jovens.

A Guarda Legislativa além de ter sido uniformizada, foi equipada com coletes, spray de pimenta, detector de metais e outros acessórios necessários para a devida segurança de todos os Edis e servidores.  O Refeitório da Câmara ganhou novos equipamentos como 02 microondas, refresqueira, sanduícheira e 01 cafeteira industrial dando conforto e praticidade aos funcionários nos horários de suas refeições. Com uma gestão voltada a valorização dos servidores do legislativo,  com  a Lei Complementar nº 187 de 28 de fevereiro de 2023 houve uma revisão geral anual dos vencimento-base dos servidores  da Câmara que será aplicada em duas parcelas , em outubro de 2023 e outubro de 2024; a mesma Lei ainda regulariza o auxílio-saúde dos servidores efetivos da Casa de acordo com a faixa etária dos beneficiários e faz o reajuste dos Auxílios Educação e Alimentação.

Para o bom andamento dos serviços internos da Casa novos cargos foram criados inclusive a função de Ouvidor Geral que irá facilitar os usuários dos serviços públicos de forma presencial, por telefone ou meio eletrônico. Como meta primordial e já iniciada o Presidente Nelson Luiz Siqueira Barbosa preparou uma programação regularizando todas as férias vencidas e não pagas dos servidores efetivos do legislativo até o final de 2023, mostrando sua sensibilidade e responsabilidade ao cumprimento  dos direitos desses servidores. Em relação ao espaço físico, os corredores da Casa foram renovados com nova pintura  e as Galerias dos Presidentes e das Vereadoras foram remodeladas com colocação de novos papéis de parede e adequação de novos espaços.  Os tradicionais Quadros dos Biênios que preservam as informações  das Gestões e Mesas Diretoras foram totalmente reformulados e padronizados desde o ano de 1993.

O Departamento Jurídico sofreu uma reforma com colocação de divisória em vidro. Mas as inovações não param por aí, existem ainda as metas a cumprir pré-determinadas pelo Presidente como a reforma da Recepção Administrativa e dos Gabinetes dos Vereadores que ganhará a Galeria dos Funcionários Destaques, eternizando a imagem daqueles que se dedicaram com louvor e assiduamente ao Poder Legislativo Municipal; Reforma do Plenário Thióphyla Soares de Bragança, que já ganhou a modernização do seu Sistema de Áudio.

O Presidente Nelsinho do Som além de dinâmico é audacioso, já busca junto a Prefeita Lívia Bello a parceria com o Poder Executivo para a ampliação da ala esquerda Administrativa da Câmara que já tem seus departamentos com espaço físico reduzido; construção de mais Gabinetes de Vereadores para tornar o atendimento ao público mais confortável;  construção do novo Plenário, Gabinete da Presidência, Departamento de Comunicação, Sala de Imprensa e ampliação do refeitório em andar superior em cima do estacionamento dos vereadores. Com o intuito de preservar a história Legislativa araruamense o Presidente pretende  criar ainda um novo Centro de Memória da Casa e o Museu do Legislativo. Com tudo isso, o Legislativo Araruamense na Gestão do Presidente Nelson Luiz Siqueira Barbosa- Nelsinho do Som, implementa uma Gestão que com certeza, ficará nos anais da história do Legislativo Municipal e do Município de Araruama.